O que é Igrejas em Células
A Bíblia compara a Igreja de cisto ao corpo humano, mostrando que diversos membros compõem um mesmo corpo. A célula é à base de todo o organismo, e a somatória delas é o compõe o corpo. Assim também é com a igreja: a célula é o que chamamos de comunidade cristã de base, um grupo de pessoas que se reúne semanalmente par comunhão, adoração, edificação e evangelização. Mas, como o que compõe o corpo é a somatória de todas as células, reunimos todas as células semanalmente para uma celebração conjunto no templo.
As escrituras ordenam desenvolver relacionamentos de edificação mútua. Congregar não se resume apenas a louvor e pregação, mas também a oração e ministração uns aos outros (Hebreus 10.24,25). Cada membro do corpo de Cristo é um sacerdote e deve servir a seus irmãos no Senhor, e a célula é onde melhor este princípio pode ser praticado.
A reforma religiosa iniciada por Martinho Lutero e prosseguida por outros reformadores começa com pequenos grupos nos lares. O próprio Lutero disse:- "Para você crescer na fé, você deve participar de um grupo pequeno". Os pietistas, um grupo luterano, reúnem-se até hoje em pequenos grupos. Wesley também inicia o metodismo em reuniões caseiras. As Igrejas reformadas, entretanto logo se agruparam em templos onde praticamente todas as reuniões passaram a se realizar. Não conseguiram livrar-se de algumas tradições. Não negamos o valor real e histórico desempenhado até hoje pelas Igrejas Protestantes, mas o mundo todo já teria sido alcançado pelo evangelho se o modelo da Igreja Iniciante houvesse sido restaurado fielmente.
A maior divulgação de Igreja em grupos pequeno no presente século nos vem de Seul, capital da Coréia do Sul, onde o Pastor David (Paul) Young Cho implantou no ano de 1964 o sistema de reuniões nos lares denominando-os de Grupos Familiares.
O pastor Ralph certamente é um apóstolo de Cristo em nossos dias. Totalmente desiludido com a estrutura da Igreja tradicional onde as Igrejas viviam estagnadas e pouco atingiam o mundo descrente, recebeu o chamado do Senhor para uma obra especial e não hesitou em cumpri-lo, embora houvesse um preço a ser pago. Ele se lançou na experiência pioneira de começar um tipo de Igreja diferente em Houston, Texas. Não sabia que os mesmos métodos e estruturas estavam sendo elaborados e usados em outras Igrejas ao redor do mundo, ainda não sabia que a maior Igreja da história cristã estava se iniciando nos arredores de Seul, Coréia do Sul. Embora tenha passado alguns anos tentando reformar as velhas estruturas, baseadas mais no estilo do Velho Testamento do que do Novo, chegou à conclusão de ser isso impossível. Jesus já dissera que "não se põe vinho novo em odres velhos". A Igreja estagnada precisa primeiro trocar os odres velhos por novos. As estruturas baseadas em homens e programas precisavam ser trocadas pela estrutura dos odres novos deixada por Jesus.
Dr. Ralph tem liderado o movimento de Igrejas em células ao redor do mundo, tendo elaborado juntamente com diversos obreiros e Igrejas as bases atuais das Igrejas em Células. Tem divulgado essa mensagem em conferências pelo mundo todo e também através de várias literaturas.
Em nossa nação já é grande o número de Igrejas que abraçaram a visão de Igrejas em Células.
Entre elas destacamos:
Igreja da Paz, na cidade de Santarém (PA), na margem sul do Rio Amazonas. Tem como líder o pastor Abrahão (Abe) Hubber, obreiro muito dinâmico que tem levado à sua região um grande e poderoso avivamento. O seu ministério conta atualmente com 21 igrejas na cidade de Santarém e 150 igrejas na região, todas geradas por seu ministério de poucos anos, além de um grande número de igrejas nas regiões Norte e Nordeste, todas em células e no modelo MDA (Método de Discipulado Apostólico). O forte desse ministério é o discipulado pessoal. Além das células familiares, há as micro-células de discipulado e treinamento. Conta ainda com um grande trabalho social na região amazônica, principalmente nas regiões ribeirinhas onde possui mais de 70 barcos.
Tem o alvo de alcançarem só na cidade de Santarém neste ano (2000) duas mil células familiares que multiplicadas pela média mínima de dez pessoas, totalizará o número de 20.000 membros. Têm ainda o alvo de em curto prazo totalizarem o número de 100.000 membros, ou seja 50% da população de Santarém. Esse ministério é seguramente o maior ministério celular no Brasil.
Uma célula é um grupo constituído de seis (6) a dezesseis (16) pessoas, reunindo-se semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho.
Cada célula deve ter no mínimo seis pessoas e não é ideal que ela ultrapasse o limite de dezesseis. Os grupos de Moisés eram constituídos de 10 (Êxodo 18.21) e Jesus liderou doze. Dez ou doze pessoas são o número ideal de membros uma célula. Quando atingir o limite de quinze ou dezesseis pessoas, a célula deve se multiplicar.
A missão da Célula
Uma das maiores deficiências entre os cristãos dos dias atuais é a falta de compartilhamento íntimo e de interação pessoal. Isto é reflexo da pós-modernidade. Algumas características peculiares da pós-modernidade são: individualismo, consumismo, hedonismo, religiosidade etc.
A razão de ser da Célula pode ser resumida em uma frase: “amar uns aos outros”. Cumprir o maior de todos os mandamentos. Há duas direções que motivam a caminhada da Célula: Amar uns aos outros dentro: a Célula precisa ministrar (edificação) e Amar uns aos outros fora: a Célula precisa se multiplicar (evangelização).
O Discipulado na Célula
Discipulado e Célula caminham juntos. Na Célula, as familias são acompanhadas e pastoreadas, enquanto no Discipulado, as pessoas são incentivadas a aprofundarem seu relacionamento com Deus, a família, a Igreja e ao próximo. A razão de termos sido salvos por Deus, em Jesus, é para anunciarmos àqueles que não conhecem o amor de Deus, que há salvação para todo o que crê que Jesus é o Filho de Deus.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. - Mateus 28.19-20
No Discipulado, há a geração de novos líderes que estarão atendendo ao chamado específico de Deus, para ensinarem de Jesus e de tudo o que Ele nos ordenou, formando novos cristãos, que estarão dispostos a formar outros novos cristãos, em um ciclo eterno. Hoje, esse ciclo deverá iniciar em sua vida... O desafio para você, diante de tudo o que foi mostrado, é servir a Deus e ao próximo, em uma vida de Discipulado!
Deus está restaurando na Sua Igreja a visão de quantidade com muita qualidade. Com a visão de Célula. é possível cuidar bem de cada ovelha e ao mesmo tempo ganhar nações inteiras para o Senhor Jesus.
Realmente, a visão de Célula. engloba todo o funcionamento da Igreja Local, mas sem dúvida, o coração de tudo é o discipulado. Na visão do M.D.A- todos são cuidados um a um – aí a explosão de multiplicação acontece até que todas as nações e reinos deste mundo se tornem no Reino do Nosso Senhor.
BASE BÍBLICA PARA AS CÉLULAS
Atos 2.46-47: “E, Perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo
o pão de casa em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, caindo na graça de todo o povo... E cada dia acrescentando-lhes o Senhor os que iam sendo salvos”.
Atos “5.43 “ E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo”.
Romanos 16.3-5 “ Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo”.
I Timóteo 3.15: “ Para que, no caso de eu tardar, saibais como de deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja de Deus vivo, coluna e esteio da verdade”.
Romanos 16.1,2: “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia, para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive”.
Romanos 16.7-9: “A Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim. Saudai Amplíato, meu dileto amigo no Senhor. Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis”.
Romanos 16.10 “Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo”.
Romanos 16.11 “Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor.
Romanos 16.12,13: “Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor. Saudai rufo, eleito no senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mão para mim”.
Romanos 16.14: “saudai Asincrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reúnem com eles. Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, olimpas e todos os santos que se reúnem com ele”.
Romanos 16.16: Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. “Toda as igrejas de Cristo vos saúdam”.
I Coríntios 16.19 “ AS igrejas da Ásia vos saúdam”. No Senhor, muito vos saúdam Áquila Le Priscila e, Bem assim, a igreja está na casa deles”.
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ” (Mateus 28:1a 9)E, isto é Só o Começo...!!!