GERAÇÃO DE ELI X GERAÇÃO DE SAMUEL HOJE!
1 SAMUEL CAP 2: 18- 36 ;3:1-4 ;3:15-19
Neste texto que lemos podemos ver duas gerações diferentes. Podemos ver dois tipos de sacerdotes da casa do Senhor! Nos dias atuais não estar diferente. Estamos vivendo duas gerações: Eli x Samuel. Este tem sido o quadro que estamos vivenciando na igreja:
Uma geração que pertence a Eli e outra que pertence a Samuel;
Uma geração de chamados por Deus, outra de oferecidos;
Uma geração que paga o preço, outra que não paga preço;
Uma geração que crer nos dons de Deus e outra que crer no misticismo, sal grosso, lencinho.
Geração de Eli – Uma geração morta espiritualmente, uma geração que não obedecia e nem ouvia a voz de Deus. A Casa de Eli é a do sacerdócio falido, fracassado. É o sacerdócio da desonra da aliança e do altar. Também, da família desintegrada. Não há temor, não há respeito à autoridade divina, mas sim o ministério da iniquidade e da profanação.
A geração de Eli gerou filhos desobedientes, gerou neto com nome amaldiçoado: ICABODE(significa sem glória) – Estamos vivendo uma geração com ICABODES. Já o sistema ICABODE pretende que façamos tudo sem a glória de Deus, de uma maneira religiosa, de forma que cada pessoa não saiba a sua identidade e o seu propósito eterno. Icabode bloquear a manifestação gloriosa de Deus em nós.
O sacerdote Eli marcou o início dessa era chamada ICABODE. Representava um sacerdócio em decadência, corrupto. Eli teve dois filhos: Finéias (que significa boca de serpente) e Hofni (que significa escuro). Também eram chamados de filhos de Belial. Eram abomináveis perante o Senhor. E Eli permitiu isso. Veremos algumas dessas características que aborreciam o Eterno:
Roubavam e desprezavam a oferta ao Senhor. Separavam a melhor parte do sacrifício (eram ladrões de glória). (I Samuel 2:12-17)
Eram adúlteros. (adulteravam na porta do Templo, uma ligação com o sistema da Rainha dos Céus). (I Samuel 2:22)
Eli não os disciplinava, sendo conivente com os atos pecaminosos de seus filhos. (I Samuel 2: 29)
- A geração de Eli, é aquela religiosa que vivia no templo, parecia tudo certinho, mas Deus não mais falava com Ele;
- É a geração se preocupa com a academia e não com o joelho;
- A geração de Eli está com o corpo na igreja e a mente lá fora;
- A geração de Eli não pode ver uma barra de saia, um homem bonito. Que logo começa piscar os olhos e se insinuar e diz: não to fazendo nada.
- A geração de Eli só gera filhos carnais.
Este foi um sistema produzido pela falta do verdadeiro sacerdócio, e que se projetou por meio de um espírito de religiosidade que vem atuando até os nossos dias. Um sistema religioso, babilônico, abominável aos olhos do Eterno, pois visa incapacitar os filhos de Deus a receber a glória, deixando-os imaturos e sem entendimento dos ciclos proféticos. Este sistema pode estar presente nas distintas esferas da nossa vida, tanto na congregação local, quanto dentro de nossos lares.
A condição de ICABODE é a perda do temor a Deus, perda da moral e como consequência, a perda da Glória.
Isto resulta numa igreja dividida, piramidal, onde os membros são meros espectadores e continuam cada vez mais envolvidos em pecados e iniquidades, com a desculpa de viverem no tempo da graça, sem saberem na verdade o que é a graça de Deus. Uma igreja incapaz de ver/discernir o que acontece na dimensão espiritual e de estabelecer decretos eficientes que vão realmente gerar transformação. Uma igreja morta com fama de viva!
Mas Deus levanta também nos dias de hoje, uma geração escolhida, Uma geração que começou com clamor e joelho no chão de uma angustiada, Uma geração que desde menino ouve a voz de Deus. Quando você ouve verdadeiramente a voz de Deus, surge ai uma nova geração: A GERAÇÃO DE SAMUEL!
E nos tempos de Samuel todo Israel foi abençoado por ele. A geração profética de Samuel tem algumas características:
Geração que primeiro, vê e ouve a Deus (3.21).
Geração de Samuel, é uma geração que FAZ. Pois ele ainda jovem servia a ao Senhor, enquanto muito dizem “ah não, esse negócio de igreja é pra vei”, “Igreja é coisa careta demais”, o Jovem Samuel servia ao senhor com vigor.
Geração de Samuel é uma geração que Obedece. “Servia ao Senhor perante Eli” é um Jovem que não olha os erros dos outros, mas se preocupa se ele esta fazendo o certo, e atento para a palavra de Deus que diz:
Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. (Romanos 13:1)
Mesmo Eli, sendo um senhor que Encobria o erro dos seus dois filhos, nem por isso Samuel o desrespeitava, continuava servindo a Deus.
É a geração que traz a arca de volta, a presença de Deus para o meio do povo (6.15). É a geração que levanta o altar do sacrifício aceitável a Deus (7.9).
É a geração que põe fundamentos e reconhece a supremacia divina dizendo “Even-Ezer” (Até aqui nos ajudou o Eterno).
É a geração que vence os inimigos (7.13).
E o mais importante, é a geração que destrona sacerdócios infiéis, estabelece o Reino (Saul, que caiu e foi deposto), como também estabelece a Casa de Davi, o Reino sacerdotal que é a base para o Reino Messiânico de Yeshua (Jesus).
Nestes dias Deus tem levantado a geração de Samuel, com a palavra e a visão profética para estabelecimento do Reino de Deus e prepararmos para volta do Rei Jesus. Mas pra isso devemos fazer como Samuel fez: Senhor Eis-me aqui! (1 Samuel 3:4)
E quanto eu e você estar disposto: Vamos ser a geração de ELI ou Vamos ouvir a voz de Deus e sermos a geração de SAMUEL?
Eu creio que Deus tem levantado a geração de Samuel, um povo santo, que não se corrompe com o que é imundo, que busca a Ele e O ama acima de todas as coisas, que chora e se desespera por almas perdidas, que se arrepende de seus erros, que denuncia o pecado, mas ama o pecador, que prega o evangelho puro e simples, que faz a diferença onde passa, que é LUZ e SAL essa geração está no caminho da eternidade, essa geração verá a DEUS.